sábado, 17 de maio de 2014

O Jogo da Aldeia

Hoje foi um dia inspirador na Aldeia Vale do Sol. Fizemos o primeiro workshop "Caminhos para a Mudança" aqui em Curitiba. Nós da Aldeia mergulhamos fundo nessa experiência e discutimos a mudança e como ela se processa em diferentes aspectos da vida. 


A experiência no tabuleiro gerou muitos insights e recursos que levamos para serem aplicados nas mudanças que estamos promovendo. A transformação começa no indivíduo e nasce de um desejo que é muito pessoal. Mas fica cada vez mais claro que dessa decisão surge um novo caminho. Nele a gente encontra as pessoas que estão no campo da nossa felicidade, como dizia Joseph Campbell, e elas trazem exatamente aquilo que estamos procurando.

Estes são os quatro aspectos que abordamos no workshop:

Propósito
Será que conduzimos nossa vida movidos por um propósito que nasce do autoconhecimento e da busca pela felicidade genuína ou vivemos segundo algum roteiro que nos foi "imposto" e que aceitamos sem grandes questionamentos?

Estilo de vida
O estilo de vida é a expressão do conjunto de valores de cada um. Qual é minha relação com o ambiente em que estou? Quais os recursos que preciso para viver com harmonia e bem-estar? Preciso possuir tudo ou posso usufruir de forma compartilhada? Como eu me relaciono com o dinheiro? Consigo perceber o valor das coisas que não envolvem dinheiro? Como eu organizo meu tempo? O que tem valor para mim? Quanto do meu tempo dedico a isso?

Relacionamentos
A qualidade das relações depende do autoconhecimento. Até que eu tenha consciência, os padrões de relacionamento se repetem mesmo que as pessoas envolvidas mudem. Como os relacionamentos podem evoluir? Qual é o papel da comunicação? Quando eu sei qual é o meu propósito e adoto um estilo de vida compatível, naturalmente pessoas entram no meu caminho e outras saem. É a chamada "peneira cósmica". 

Vocação & Trabalho
O mundo do trabalho está mudando de forma muito acelerada. As fronteiras entre profissões estão mais permeáveis. A complexidade e incerteza do cenário atual estão fazendo as pessoas questionarem os modelos tradicionais de trabalho. Estruturas hierárquicas rígidas estão obsoletas e são substituídas por modelos circulares e horizontais que permitem o fluxo de inteligência e criatividade. Cargos estão perdendo a relevância e profissões estão deixando de existir. Novas profissões surgem para atender a novas demandas. É a oportunidade de reencontrar a real vocação. Cada um pode ser muitas coisas. Somos todos artistas. o/ 

_o/\o/\o/\o/\o/

A partir de junho, "Caminhos para a Mudança" passa a fazer parte do calendário de vivências da Aldeia. Se quiser receber divulgação da nossa programação ou se deseja organizar um workshop em sua cidade ou empresa, entre em contato pelos e-mails:

sandra.happiness@terra.com.br / sfelicidade.psi@gmail.com

Sandra Felicidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário