Terapia


Abordagem Sistêmica associada à Psicologia Analítica (Junguiana)

"Sou humano, e nada que é humano me é estranho." 
Terêncio

Irvim D. Yalom diz que o ato de se revelar inteiramente a um outro - e ser aceito - pode ser o principal valor da terapia. Muitas vezes a/o terapeuta é a única plateia a assistir às grandes batalhas e atos de coragem que realizamos.


O processo de terapia é uma caminhada com o propósito de aprimorar nosso autoconhecimento e ativar nossos mais importantes recursos para lidar com as situações da vida. Isso se aplica a indivíduos, casais e famílias. 

Em momentos de crise, a terapia oferece  o ambiente de apoio para que a pessoa entre em contato com as próprias emoções e possa expressar sua vulnerabilidade num contexto seguro. 

Nas transições da vida - pessoais e profissionais - auxilia no processo de transformação. Fortalece a autoestima e sustenta o senso de identidade (quem eu sou além dos rótulos e papéis sociais) necessário para que um novo caminho possa surgir. Traz perspectiva e encorajamento para que a pessoa possa se reinventar.

Na busca por relacionamentos mais gratificantes, desenvolve a autenticidade e a capacidade de criar vínculos. Aprimora a capacidade de ouvir, de ser empático/a e de expressar os sentimentos com assertividade. 

A terapia é uma grande oportunidade de ouvir a si mesmo/a. É provável que de todas as iniciativas no "cuidar de si", a terapia esteja entre as mais valiosas. A pessoa que observa a si mesma e lida de maneira satisfatória com as próprias emoções está prevenindo o surgimento de outras enfermidades que frequentemente são a resposta do organismo ao que não foi "resolvido" no campo psíquico.

A abordagem sistêmica procura entender o indivíduo em sua rede de relações e permite a compreensão da dinâmica dos sistemas nos quais ele está inserido. A visão da psicologia analítica dá sentido e profundidade à jornada de individuação - cria um canal de expressão e favorece a integração de nossos aspectos inconscientes. Dessa forma, a terapia dá suporte para relações mais harmoniosas ao mesmo tempo que restaura nossa integridade, autonomia e criatividade.

"Até você tornar consciente o inconsciente,
 ele governará sua vida.
 E você irá chamá-lo de destino." 
Carl G. Jung


Para agendamentos: (41) 99699-2665 ou sfelicidade.psi@gmail.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário